A Trindade está de parabéns.180 anos de história e estórias.

A mais antiga das cervejarias portuguesas, a Cervejaria Trindade, comemora 180 anos de existência.

A celebrar 180 anos de existência, a emblemática Cervejaria Trindade, localizada no coração da capital, abriu as portas para revelar o seu maior segredo. Não, não é o do célebre molho que acompanha o não menos célebre bife (como tantos gostariam) mas sim o do seu sucesso. E a resposta é a perfeita aliança entre longevidade, tradição e o cumprimento de um sonho com 180 anos que, não só se mantém intacto, co0mo ainda é renovado todos os dias.

A fim de solidificar a sua raiz histórica e contemporânea, em 2014, a Cervejaria Trindade decidiu apostar num novo conceito. Uma transformação que procurou ser um passo na consolidação da sua raiz histórica, reforçando o ambiente conventual, através da alteração do mobiliário e da iluminação, com a inclusão de tochas e candelabros, bem como pela introdução de música gregoriana a acompanhar as refeições.

no contexto desta celebração, Francisco Carvalho Martins, administrador do grupo Portugália Restauração, detentora da Cervejaria Trindade desde 2007, destaca que a Cervejaria Trindade é, “sem dúvida, um dos ativos mais valiosos do grupo. Uma marca extremamente rica que, não só é parte integrante da história de Portugal, como é, diariamente, uma mostra turística para os inúmeros turistas que procuram saber mais sobre a cultura e a vida nacional.”

Já reconhecida como Património Cultural da Cidade de Lisboa e Património Relevante de Valor Histórico-Cultural pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Direção Geral do Turismo respectivamente, em 1986 e 1997, a Cervejaria Trindade foi ainda distinguida, em 1987, com a medalha de Mérito Turístico no grau de Prata por prestação de serviços relevantes para o turismo Português.

Quatrocentos e cinquenta anos depois da sua fundação e, entre um incêndio e o terramoto de 1755, que deu origem à expressão “caiu o Carmo e a Trindade”, em 1836 Manuel Moreira Garcia, um industrial galego com ideais maçónicos, constrói aqui a Fábrica de Cervejas Trindade e abre também o primeiro balcão de venda directa ao público, em 1940. Assim nasce a Cervejaria Trindade.

Por Sónia Bexiga/OJE